domingo, 3 de julho de 2011

Despedidas - Meus primos homenageando a mãe...Compilei os sentimentos deles e fiz um breve resumo dos sentimentos de todos...



As pessoas se vão, mas permanecem em nós.  A vida permanece em nós.  Esse é o contínuo caminho percorrido por todos nós. Diante dessa certeza podemos dizer que nossa inesquecível mãe estará conosco pelo resto de nossos dias. Seus ensinamentos, seu amor, dedicação, enfim serão nossas pilastras de vida.
 Estamos aqui hoje trazendo essa mensagem de agradecimento. Muito obrigada mamãe por esses anos de convivência, pela sua dedicação a nós.  Sei que nossa mãe conseguia nos traduzir. Esse vínculo foi construído à base de muito amor. E quem tem uma mãe amorosa como a nossa sabe que esse amor ficará perene naqueles do seu convívio.  Quando queríamos falar, quando sofríamos, quando nos alegrávamos estávamos compartilhando tudo isso com ela, nossas vozes gritavam na cabeça dela.
Esses fragmentos que escolhemos para compartilhar com a família, os amigos permitem-nos eternizar um pouco da vida que dividimos com nossa mãe. Embora nossas almas precisem ser silenciadas para poder purificar essa dor interna que a partida dela nos traz. Nesses últimos dias procuramos minimizar esse barulho interno para ampliar o silencio sentido com sua partida e assim conseguir ouvir melhor os desígnios divinos.
Entre as particularidades de se viver com generosidade, alegria, tolerância está na condição de quase nunca se está sozinha. Nossa casa sempre foi cheia de amigos. Nós os filhos quase sempre estávamos ao seu lado. Nossa casa vivia assim, uma espécie de festa cotidiana. Uma casa geograficamente alegre. É incrível está nos dando conta disso hoje, depois de nossa mãe ter ido embora. É inevitável elaborar uma infinidade de conexões metafóricas entre a história de vida da nossa mãezinha, a sua morada, as coisas que estamos vivendo nesse momento, o significado desse legado, os valores individuais e morais, os planos que fez para seus filhos, os pensamentos e emoções que sua partida nos chama para essa reflexão.
Conviver e partilhar de sua companhia durante esses 67 anos em que esteve entre nós nos aproxima ainda mais do seu desejo de eternizar seus melhores sentimentos em nós, nos seus netos, bisnetos, enfim nas futuras gerações. Sabemos que sua convivência terrena foi interrompida, mas sua presença estar ao alcance de nossas mãos. Nossa avó Nazaré, nossos tios, primos, sobrinhos, amigos puderam aprender com sua companhia a arte de receber e compartilhar o alimento da esperança, da partilha, dos sonhos e anseios. E nós temos muito a aprender com seus ensinamentos gravados nos nossos corações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário